Marchetaria

Apresentação: marchetaria

Eu e a Marchetaria

Minha relação com a marchetaria teve início lá nos idos de 1997. No século passado! Ainda na faculdade, fiz um curso livre de marchetaria e o resultado do curso era uma caixinha. Mal sabia eu que esta caixinha seria fundamental para o seguimento de minha vida profissional.

Formado, tive vontade de empreender. E empreender com marchetaria. Dei início a esses mais de 20 anos fazendo peças em madeira, com e sem marchetaria, por encomenda. Além de fazer as peças, algum tempo depois, comecei a dar aulas de marchetaria. 

A marchetaria não é uma técnica comum. Infelizmente muitas pessoas não sabem o que é. Meu papel é torná-la mais popular, como já foi antigamente... Mais que isso, meu objetivo é fazer a marchetaria contemporânea. Nas peças que faço e nas aulas que ofereço mostro como pode ser simples aprender, desmistifico o que é essa técnica.

Acredito que para ser atual a marchetaria precisa estar no nosso dia-a-dia, no nosso cotidiano. Para isso a técnica tem que estar adaptada aos dias atuais. E é isso que tento fazer :-)

Usando materiais atuais, cores e formas dou uma cara contemporânea à essa técnica milenar.

E agora estou empenhado em levar a marchetaria para a escola. Sim, para a Educação Básica Brasileira. A marchetaria pode estar nas aulas de artes, desde que tomados os devidos cuidados e respeitando-se os tempos e idades. Se você é diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a) ou professor(a) de artes vamos conversar!!!