Artigos/Pensamentos

Design versus artesanato

O que diferencia nos dias atuais uma peça de design de uma peça artesanal? Por principio o design depende de uma escala industrial. O design nasceu com a indústria e a necessidade de se aprimorar a forma e função das peças.

Atualmente acredito que muito do que se adjetiva “design” é na verdade um pouco de pretensão misturado com desconhecimento do que é e do que representa o artesanato no Brasil e no mundo. Muitas das peças de design atual seriam impossíveis de serem produzidas em escala industrial. E muitas peças feitas em escala industrial carecem de design.

Em minha opinião, design e artesanato tem algumas possibilidades e vantagens juntos:

-nas grandes indústrias o artesanato pode ser excelente ferramenta para criação de soluções e desenvolvimento de protótipos, sendo fundamental o trabalho em conjunto com o design.

-em micro e pequenas indústrias podem auxiliar a busca por soluções inteligentes no desenvolvimento de equipamentos, ferramentas ou dispositivos específicos para usos menores que nas grandes indústrias.

-sabe-se que o artesanato tem grande importância social e econômica. Desde mães solo que têm no artesanato um complemento de renda (quando não toda a renda), passando por comunidades indígenas e quilombolas e até profissionais de outras áreas que, por motivos variados, encontraram no artesanato um estilo de vida. Todos podem se beneficiar com a visão de um designer. O design pode ajudar a melhorar o processo produtivo, desenvolver melhores formas, otimizar o uso de materiais, etc.

Enfim, a simbiose design/artesanato só tem vantagens. O artesanato pode ajudar o design e o design pode ajudar o artesanato. Cada um no seu lugar.